IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES NO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS
Em reportagem exclusiva do Fantástico nesse domingo, dia 06/12, foi noticiado sobre os caminhoneiros e transportadoras que burlam as normas de segurança para aumentar a capacidade de transporte de carga.
De acordo com o Denatran é classificada como infração grave, circular com o quarto eixo do caminhão. Sendo passível a multa e retenção do veículo caso a irregularidade seja identificada.
Levando em consideração a importância da regularização dos transportes de cargas perigosas, separamos algumas informações importantes para alertar o consumidor sobre a importância de identificar as empresas que realizam a inspeção corretamente.
Os responsáveis pelo serviço devem se atentar à realização da inspeção periódica e fiscalização dos veículos utilizados no transporte rodoviário de produtos perigosos. Qualquer irregularidade constatada na inspeção, deve ser devidamente corrigida e o veículo deve ser submetido a uma nova inspeção para que o Certificado correspondente seja emitido.
Os documentos que atestam que os veículos passaram pela inspeção e estão aptos para circular são: CIV – Certificado de Inspeção Veicular e o CIPP – Certificado de Inspeção para transporte de Produtos perigosos. Entenda as diferenças dos certificados e quais itens são avaliados:
O Certificado de Inspeção Veicular – CIV é exigido para os veículos rodoviários destinados ao transporte de produtos perigosos que foram aprovados na inspeção periódica. Alguns dos itens analisados para adquirir o certificado são:
- Eixos;
- Equipamentos de segurança;
- Rodas;
- Pneus;
- Sistema direcional;
- Sistema de freios, dentre outros itens de segurança.

Os responsáveis pela emissão do CIV são os Organismos de Inspeção Veicular – OIVA acreditados pelo Inmetro.
O que difere CIPP – Certificado de Inspeção para o transporte de Produtos perigosos do CIV é a forma como a carga é transportada. O CIPP é válido para o transporte de produto perigoso a granel, tipo: combustíveis, produtos corrosivos, GLP (gás de cozinha), etc.
Alguns dos itens analisados para adquirir o certificado são:
- Condições do tanque;
- Os elementos de fixação;
- As tampas e válvulas e outros itens de segurança.

Os responsáveis pela emissão do CIPP são os Organismos de Inspeção em Produtos Perigosos – OIPP acreditados pelo Inmetro.
Agora que você já sabe sobre os itens que compõem uma inspeção de qualidade, fique atento às empresas que realizam os serviços. Você sabia que o aplicativo Selo Inteligente pode te ajudar no momento de identificar as empresas que trabalham corretamente? É muito simples. Baixe o aplicativo, selecione a categoria certificados e em seguida escolha o certificado correspondente à inspeção. Baixar aplicativo.
Gostou da dica? Compartilhe e nos ajude a combater as irregularidades do mercado.
Clique aqui e confira a notícia completa.